quinta-feira

Conjunto "OS COMETAS"



O Conjunto Musical Os Cometas foi um conjunto que teve a iniciativa do empresário FRANCISCO WALTER BEZERRA no início dos anos 60.

O Conjunto marcou muito a sua passagem fazendo apresentações em quase todo Estado do Ceará com muito sucesso. Fez várias apresentações na antiga TV Ceará Canal 02.

Um Conjunto que deixou a sua história. Hoje boa parte dos músicos que integravam o harmonioso Cometas tocam nas melhores orquestras de Fortaleza.

Era um Musical genuinamente ipuense; somente ipuenses eram participantes do extraordinário Conjunto.

Participantes da esquerda para direita:
Tena (Sax), S. Sabóia (Piston), Gilberto (Percussão), Peba (Bateria),
Maúde (Voz), Carlos Soares (Voz), Gonçalo do Dão (Acordeon),
Fransquinho Jorge (Breguedé) (Guitarra) e Tomás Soares (Baixo).

(Foto cedida por dona MAÚDE).
Fonte: Professor Francisco Mello.

Um Adeus - O grande Músico Carlinhos Ferreira nos deixou na terça-feira

 
Maestro, arranjador, compositor, produtor, saxofonista e clarinetista, Carlinhos Ferreira nos deixou na terça-feira passada, legando uma grande contribuição para a música cearense


Antônio Carlos Ferreira Lima era seu nome de batismo e passou para o lado do silêncio aos 49 anos. Filho do reconhecido maestro Manoel Ferreira, começou cedo na música soprando seu instrumento em casa. Mais tarde, ajudou a fundar a Banda de Música Dona Luíza Távora, a conhecida, Banda do Piamarta, uma escola para muitos instrumentistas da cena cearenses
O parceiro de Tarcísio Sardinha, com quem Carlinhos tocou, em diversas ocasiões, tanto em palcos como em estúdios, lembra como conheceu o saxofonista: "Encontrei com ele pela primeira vez em 1981, no espaço cultural Cearte que o cantor César Barreto comandava lá na Rua José Lourenço, na Aldeota.Com outros instrumentistas formamos um grupo musical que sempre tocava junto. Depois, ele foi para o Rio de Janeiro e morou com o Carlinhos Patriolino e o Jorge Helder" (grandes músicos).


Carlinhos Ferreira trabalhou também durante algum tempo na SOMZOOM STUDIO, juntamente com Ferreira Filho (Diretor de studio), Célio Uchôa (Guitarrista), Elizeu Ribeiro (Vocalista), Valdecir (Sanfoneiro), Clébio Diniz (Técnico de gravação) e Jorge Nobre do Sax.